Área do cliente

Novidades

 

Execução de piso industrial de alto desempenho

 

Execução exige cuidado especial com a qualidade do concreto e condições das armaduras.

Aline Mariane

Alexandre Tomazeli, docente do departamento de Engenharia Civil da Universidade Prebisteriana Mackenzie, define o piso industrial de alto desempenho como a somatória das principais propriedades de durabilidade, sendo algumas delas: "resistência à abrasividade, capacidade de resistência aos esforços solicitantes de compressão e flexão, em face à sua utilização; dureza superficial ao impacto; resistência à ação de agentes agressivos, tais como ácidos orgânicos e inorgânicos, sulfatos, etc.", explica.O piso industrial de alto desempenho é um revestimento de alta durabilidade, cuja principal função é resistir aos mais variados esforços decorrentes dos equipamentos pesados que trafegam sobre ele. É executado em indústrias, supermercados, shoppings, armazéns e outras instalações onde trafegam equipamentos e/ou veículos pesados. "Conceitualmente, é uma peça de concreto usinado com elementos estruturantes (barras de transferência, tela eletrossoldada, fibras metálicas, fibras sintéticas e/ou cordoalhas que podem ser protendidas), que foi dimensionada por engenheiro especialista e que possui índices de planicidade e nivelamento especificados em projeto", define Ademar Paulino de Arantes Filho, membro do conselho da Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (Anapre).

Especificações:

Existem tipos diferentes de piso industrial de alto desempenho, que são especificados conforme as solicitações do equipamento que trafegará sobre ele. Alguns pisos industriais exigem planicidade e resistência elevadas por conta do empilhamento de produtos - caso dos pisos de centros de distribuição - e, em alguns casos, com empilhamento até 16 m de altura. "Outros pisos industriais exigem planicidade não muito elevada, porém alta capacidade de recebimento de cargas (10 t/m², por exemplo)", explica Ademir.

"Há pisos para vários tipos de serviços: autotráfego, onde transitam caminhões e empilhadeiras com peso, carga concentrada com um peso alto em cima dela, piso com acabamento fino, acabamento brilhoso, etc." exemplifica Gustavo Selig, presidente do Grupo Hestia. A contratante deve, portanto, especificar corretamente para qual finalidade será feito o piso, a fim de evitar possíveis fissuras e patologias decorrentes de uma especificação incorreta.

Logística

A contratada é a responsável por levar os equipamentos ao canteiro de obras. Já a contratante fica responsável por descartar os resíduos provenientes da obra. É necessário verificar se os equipamentos que farão esse piso industrial de alto desempenho estão em perfeitas condições para utilização, ou seja, se não sofreram danos durante o transporte. "Isso evita problemas inesperados durante as operações de concretagem e acabamento superficial do piso", ressalta Ademar. Os equipamentos utilizados para fazer esse tipo de serviço são a bomba de concreto e a régua para nivelamento.

A preparação do local depende do tipo de contratação, pois há modalidades de contratação que exigem o preparo do terreno, preparo da sub-base e a execução do piso propriamente dito. Na maioria das contratações, é dever da contratante preparar o canteiro de obras para receber os equipamentos, porém isso deverá ser especificado em contrato.

Checklist

- Verifique se a empresa possui engenheiro ou técnico especializado na execução do piso industrial;

- Pesquise o histórico da empresa, a fim de descobrir se seus projetos anteriores foram bem executados;

- Especifique de maneira correta qual o tipo de piso que a empresa necessita, informando ao projetista todos os detalhes das solicitações que o piso receberá;

- Promova uma cotação correta, com preços equalizados entre os fornecedores.

Cotações de preços e fornecedores

O mais usual e indicado é que o projetista da construtora - próprio ou terceirizado - elabore o projeto de piso. Esse projetista deve também orientar quanto às cotações, compras de materiais e também na indicação de empresas para executar o serviço. Antes de contratar a empresa para realizar o serviço, é importante verificar seu histórico de obras, se possui engenheiro com conhecimento específico e se os trabalhos já executados foram bem-sucedidos. Essa pesquisa é imprescindível antes de fazer o orçamento que deverá ser apresentado às possíveis contratadas.

O conselheiro da Anapre alerta para um cuidado em especial que se deve ter na hora de elaborar o orçamento. "Certificar-se de que as cotações de serviços e materiais referem-se sempre ao mesmo padrão e fabricantes para todas as empresas e fornecedores, certificando-se assim que a equalização final seja correta e honesta", explica Ademar.

Os preços dos serviços a serem executados variam de acordo com as características específicas de cada obra e projeto, tais como localização da obra, tipo de solução técnica apresentada pelo projetista e prazos de execução. O pagamento varia de acordo com o tamanho da obra e é feito por medições.

Cuidados gerais

É importante verificar se a contratada possui profissionais especializados na execução desses pisos e verificar as anotações técnicas durante a obra, a fim de controlar se a execução daquele piso está acontecendo de maneira correta. A contratante deve deixar a contratada ciente de possíveis problemas ocorridos durante a obra e pedir auxílio ao projetista responsável sempre que necessário.

 

Piso polido de alta resistência

 

 

Mais Novidades

 

Proteção para a indústria

Gerenciamento de obras: economia e segurança às construções

Aplicação de verniz epóxi para revitalização de piso

Revitalização de pisos para empresas e indústrias

Cera Acrílica: maior durabilidade e brilho ao piso polido

Impermeabilização de lajes à base de poliuretano

Colaboradores são homenageados em confraternização da Tecnika

Agregados minerais trazem resistência e durabilidade aos pisos

Manta asfáltica oferece versatilidade em impermeabilização

Vantagens do piso intertravado

Sonoguard: melhor custo-benefício em impermeabilização

Proteção contra o calor e a chuva

Piso polido oferece mais durabilidade e resistência

Tecnika é aplicadora exclusiva da BASF no RS

Seladores e ceras para Pisos Industriais

Pisos de alta resistência

Obras em silos e armazéns

Os agregados no piso industrial

Foco no acabamento

Segurança na execução dos serviços

Impermeabilização para telhado verde

Impermeabilização em floreiras e jardins

Capeamento e impermeabilização de lajes

Câmara fria: três serviços em um mesmo projeto

Pisos com alta resistência

Resistência e proteção em revestimento impermeabilizante

Pisos e revestimentos para Quadras Esportivas

Tecnika lança serviço de manutenção de fachadas

Segurança e acabamento para ambientes industriais e comerciais

Impermeabilização em reservatórios de água

Pisos estruturados com fibras agilizam tempo de execução

Fronteira Noroeste - A força dos negócios

Mais uma obra realizada!

Tecnika 10 Anos

A Construção Civil e a Sustentabilidade

Qualidade Estética e Alto Desempenho em Revestimentos de Pisos Industriais

Inovação e tecnologia

Execução de piso industrial de alto desempenho

Impacto da temperatura do cimento na temperatura do concreto e medidas para prevenir a retração plástica