Área do cliente

Novidades

 

A Construção Civil e a Sustentabilidade

 

A consciência ambiental está em toda parte hoje, inclusive no canteiro. O mundo sofre com o aquecimento global, tem muito resíduo poluindo a natureza, devastação de florestas para fornecer matéria-prima e o uso irracional da água, que pode faltar um dia. Mas a construção civil brasileira está trabalhando bastante para desenvolver maneiras de construir e materiais que reduzam o impacto à natureza. Reciclar entulho de obra para usar em outras obras é um bom exemplo.

Muitas empresas perceberam que industrializar e tornar a construção mais inteligente não é bom apenas para a natureza, mas ajuda a empresa também a economizar. O emprego de materiais certificados e reciclados é um bom exemplo para controlar o impacto da construção na natureza.

Um exemplo de melhoria é a implantação da coleta seletiva de materiais. No passado, a falta de uma destinação final adequada comprometia os esforços feitos no canteiro de obras. Mas hoje já tem empresa para receber o material pré-selecionado, o que estimula a reciclagem.

Os fornecedores de materiais e equipamentos, também sentiram a necessidade de se adaptar e desenvolver produtos "mais sustentáveis". Foi assim que surgiram novos materiais e melhorias tecnológicas, como a alvenaria racionalizada e as fôrmas pré-fabricadas, que são utilizadas muito mais vezes, diminuindo o desperdício de madeira e a devastação das florestas.

Duas medidas contribuíram muito para as construtoras mudarem: a norma ISO 14001 e a Resolução Conama 307/2002 (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A Resolução regulamenta e disciplina a necessidade de as empresas elaborarem um Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção e Demolição. Quando se faz a demolição, tem que se saber para onde o material será levado, explica Lucy Mari Tsunematsu, especialista em sustentabilidade pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e gerente de legalização da Setin.

Têm surgido alguns novos produtos no mercado da Construção Sustentável, que são as telhas com membranas fotovoltaicas acopladas nas mesmas, que funcionam como painéis solares, retendo o calor do sol e o transformando em energia, onde o próprio telhado produz energia, uma ótima alternativa para cidades históricas (já está sendo usado em algumas cidades italianas), onde a colocação de painéis solares é proibida em alguns pontos da cidade devido a conservação do ambiente histórico do local.

Em todo o mundo, construção civil é responsável por entre 15% e 50% do consumo dos recursos naturais extraídos do planeta, segundo fontes da ONU (Organização das Nações Unidas). Já um estudo elaborado na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), mostra que são geradas no Brasil em média 68,5 milhões de toneladas por ano de resíduos de construção e demolição. Em contrapartida, embora haja uma série de aplicações para os resíduos da construção civil - um exemplo é o reaproveitamento da parte mineral do entulho como agregado para concreto - a utilização de materiais reciclados ainda enfrenta barreiras. Mas muitos construtores e consumidores ainda têm muito preconceito de comprar um bloco de concreto reciclado, com medo da qualidade.

 

 

 

Mais Novidades

 

Proteção para a indústria

Gerenciamento de obras: economia e segurança às construções

Aplicação de verniz epóxi para revitalização de piso

Revitalização de pisos para empresas e indústrias

Cera Acrílica: maior durabilidade e brilho ao piso polido

Impermeabilização de lajes à base de poliuretano

Colaboradores são homenageados em confraternização da Tecnika

Agregados minerais trazem resistência e durabilidade aos pisos

Manta asfáltica oferece versatilidade em impermeabilização

Vantagens do piso intertravado

Sonoguard: melhor custo-benefício em impermeabilização

Proteção contra o calor e a chuva

Piso polido oferece mais durabilidade e resistência

Tecnika é aplicadora exclusiva da BASF no RS

Seladores e ceras para Pisos Industriais

Pisos de alta resistência

Obras em silos e armazéns

Os agregados no piso industrial

Foco no acabamento

Segurança na execução dos serviços

Impermeabilização para telhado verde

Impermeabilização em floreiras e jardins

Capeamento e impermeabilização de lajes

Câmara fria: três serviços em um mesmo projeto

Pisos com alta resistência

Resistência e proteção em revestimento impermeabilizante

Pisos e revestimentos para Quadras Esportivas

Tecnika lança serviço de manutenção de fachadas

Segurança e acabamento para ambientes industriais e comerciais

Impermeabilização em reservatórios de água

Pisos estruturados com fibras agilizam tempo de execução

Fronteira Noroeste - A força dos negócios

Mais uma obra realizada!

Tecnika 10 Anos

A Construção Civil e a Sustentabilidade

Qualidade Estética e Alto Desempenho em Revestimentos de Pisos Industriais

Inovação e tecnologia

Execução de piso industrial de alto desempenho

Impacto da temperatura do cimento na temperatura do concreto e medidas para prevenir a retração plástica