Serviços » Impermeabilizações

 

Sistemas de Impermeabilizações

 

A impermeabilização é um sistema responsável por selar, colmatar ou vedar os materiais porosos e suas falhas, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução.

Os custos que envolvem o reparo das patologias de impermeabilização podem ser até quinze vezes maiores do que se fosse previsto no projeto e executado durante a obra como medida de prevenção. A vida útil de uma edificação depende diretamente de um eficiente sistema de impermeabilização.

Estações de Tratamento de Efluentes

As estações de tratamento de efluente têm por finalidade tratar águas e esgotos provenientes de indústrias, centros comerciais, condomínios, casas e etc...

Usamos a Tinta de Alcatrão de Hulha que é uma pintura protetora contra agentes poluentes da natureza, água salgada e esgoto.

Outro produto bastante usado para a proteção de estações de tratamento de efluentes, é o Revestimento Uretânico de alto desempenho, que tem excelente resistência à agentes químicos agressivos e ótima resistência mecânica.

Temos também, o Poliuretano Vegetal que é uma resina a base de poliuretano vegetal (originado do óleo de mamona), aplicado a frio, e polimeriza-se por catalisação, formando uma membrana monolítica altamente impermeável e totalmente insolúvel em água.

Túneis e Poços de Elevadores

Nos tempos de hoje, principalmente em temporadas de chuvas, as infiltrações começam a aparecer, tirando o sossego e a comodidade das pessoas e acarretando na maioria das vezes reformas em suas residências, lojas, indústrias, apartamentos, etc...

A TECNIKA utiliza um sistema cristalizante para pressões negativas, composto por produtos de base mineral, que penetram na porosidade da estrutura por efeito de osmose, cristalizando-se em contato com a água de infiltração e de saturação, impedindo a passagem da água pelos poros da estrutura.

Outro sistema é o hidroexpansivo para juntas de construção que se expande em até 170% quando em contato com a água, evitando o acesso de água ao elemento construtivo.

Trabalhamos também, com o sistema de asperção de solução de silicatos bioquimicamente modificada, que fornece impermeabilização proteção e durabilidade ao concreto. Ele penetra no concreto e reage com o cálcio livre e água para formar um complexo de silicato de cálcio hidratado sob a forma de gel nas fissuras, poros e capilares. Este gel cria uma barreira sob a superfície contra o ingresso de água e contaminantes, como íons de cloreto.

Telhados

O exterior de um imóvel é tão importante como o interior, não deixe que o calor, frio e chuvas levem a melhor contra a sua segurança e comodidade.

A impermeabilização do seu telhado é importante para manter a sua casa, empresa, indústria protegida da chuva. Para que isso ocorra usamos uma manta impermeabilizante autoprotegida aluminizada.

Também possuímos soluções mais modernas e sofisticadas. Estamos falando de produtos que foram desenvolvidos pela NASA-USA, com o intuito de diminuir temperaturas muito elevadas, reduzir os ruídos causados pela chuva e vedar pontos de infiltrações. Consistem basicamente em uma membrana a prova de água, e uma resina 100% acrílica à base de água.

Lajes/Marquises/Playground/Cobertura

A impermeabilização tem como função garantir a estanqueidade das coberturas. Por cobertura entendemos qualquer superfície plana exposta ao tempo - terraço, varanda, lajes, marquises, cobertura de subsolo, etc.

Para combater os problemas de infiltração, trabalhamos com os melhores produtos, um deles é a manta asfáltica elastomérica, protege e impermeabiliza qualquer tipo de superfície. Esta impermeabilização não pode ficar exposta ao tempo, necessita camada de proteção mecânica. Após a proteção mecânica a superfície esta pronta para ganhar o acabamento desejado.

Temos as mantas de EPDM, uma borracha Sintética de alta performance, que tem uma elevada resistência à radiação UV, ao ozônio e ao desgaste por calor. É um produto diferenciado e aplicado á frio.

Sistema Sonoguard é um sistema de impermeabilização, considerado também um sistema de revestimento. Pode ser usado em áreas de tráfego de veículos e pedestres, não necessita de proteção mecânica, substitui totalmente o processo de impermeabilização tradicional. Boa relação custo x benefício.

As argamassas poliméricas são elaboradas para terem baixa permeabilidade e uma melhora na proteção do concreto contra agressividade da água. Trata-se de membranas impermeáveis, flexíveis, á base de cimento e resinas sintéticas, conferindo excelente aderência e resistência mecânica.

Barragens/Pontes/ Obras de Infraestruturas

Ao impermeabilizar uma ponte ou barragem, é permitido controlar as águas de escorrência, evitando assim a sua livre infiltração na estrutura, garantindo a segurança e a durabilidade desses elementos e a minimização dos respectivos custos de manutenção.

As mantas de EPDM, borracha sintética de alta performance, possuem elevada resistência à radiação UV, ao ozônio e ao desgaste por calor. Estas propriedades fazem do EPDM uma das borrachas sintéticas de maior durabilidade do mercado.

As argamassas poliméricas de reparo são elaboradas para permitir a execução de reparos superficiais e recuperação de estruturas de concreto, com uma espessura máxima de 4 mm.

Temos ainda o selante de poliuretano que veda e eleva a durabilidade da junta, deixando as juntas impermeáveis por mais tempo.

Patologias de Alicerce/ Paredes Aterradas

Quem nunca se deparou com problemas de infiltração? Seja em estacionamentos subterrâneos, no muro vizinho, em casa, ou até mesmo na própria obra, a infiltração ocasiona, além de um aspecto visual desagradável, problemas que podem danificar e comprometer as estruturas.

Para que isso não ocorra a TECNIKA utiliza um impermeabilizante líquido a base de mineral, que age pelo processo de cristalização, bloqueando e selando os poros da alvenaria.

Sistema de Injeção em Concreto

O sistema de injeção em concreto é uma das mais modernas tecnologias para o tratamento de fissuras e vazios em concreto. Permite a estanqueidade de fissuras com baixas e altas pressões, outra situação é a recomposição estrutural com injeção de materiais rígidos de alta resistência, são bastante utilizados em barragens, túneis, metrôs, paredes diafragmas, reservatórios, etc...

Reservatórios de Água

A perda de água tratada nas cidades brasileiras representa hoje um custo elevado, tanto monetário quanto social. Assim sendo, o custo de recuperação estrutural se soma ao custo da água tratada que é perdida, aumentando o prejuízo para as empresas de Saneamento e Autarquias Municipais.

Atento a este mercado a TECNIKA juntamente com a BASF líder mundial em químicos, utiliza um revestimento impermeabilizante semi-flexível permitindo uma excelente aderência e resistência mecânica.

Tendo também o revestimento impermeabilizante flexível que foi desenvolvido para aplicações onde o impermeabilizante deverá acompanhar pequenas movimentações das estruturas.

 

Fotos